11 de Janeiro de 2021

Como monitorizar a qualidade da água? E Porquê a sua análise?

É fundamental ter presente que um bom plano de controlo e monitorização da qualidade da água deve considerar sempre, a sua origem e o fim a que se destina e os riscos de contaminação desde a sua origem ao ponto de entrega final. 

Alguns exemplos: Água da rede Pública de Abastecimento para Consumo Humano; Água de um furo para Rega ou Lavagens de pavimento; Água Reutilizada para Processos de fabrico Industrial, Água Residual para tratamento e descarregamento num Curso Natural de água, estes são alguns usos e origens mais comuns.

Em função da: sua utilização, região onde se insere, origem e destino da água e riscos de contaminação; serão determinados ou por legislação existente ou por critérios de qualidade internos mais exigentes o intervalo de tempo recomendado e os parâmetros a analisar na água que quer controlar.

Depois de estabelecido o plano, há que ter em conta que uma análise de água é instantânea, ou seja, representa a qualidade no dia e hora da colheita; por isso a repetição da análise e os intervalos de tempo recomendados entre análises, para garantir consistência. Controlando eventuais contaminações na origem ou durante o processo de tratamento, por avaria ou mau funcionamento nas etapas de tratamento.

Se necessitar de ajuda para elaborar o seu plano de controlo e monitorização da água e executar o seu controlo, bem como aferir a necessidade de a tratar, para a poder usar onde e como pretende, conte connosco.

A TEK BOX, há mais de 20 anos que ajuda Industriais, Produtores agrícolas  e Serviços a garantir que a água utilizada cumpre os requisitos legais e requisitos técnicos que necessita.

Subscreva a nossa newsletter